1. Domine a ansiedade
Tente aprender a relaxar, utilizando-se de técnicas simples de respiração que envolvem a inspiração e expiração lenta e profunda. Outra dica é acostumar-se aos ambientes, observando cada detalhe e passeando pelo local, ao invés de permanecer “congelado” em algum ponto obscuro da sala. Dessa forma você poderá distrair sua mente e evitar, ao menos por instantes, aquela sucessão de pensamentos que o impedirão de relacionar-se com os outros
2. Enfrente situações temidas
Nada melhor que um sucesso para levar a outro sucesso. Mas como diz o ditado, “quem não arrisca não petisca”. Procure a exposição lenta e gradual às situações que geram ansiedade, analisando friamente o seu desempenho e congratulando-se pelos sucessos com o mesmo rigor que se pune pelos fracassos.
3. Olho no olho
Procure conversar com o maior número de pessoas possível, e não apenas com aquelas que lhe interessam. Dessa forma, poderá experimentar diversas reações e trabalhar o medo de rejeição - ouvir um não do vendedor de pipoca da esquina não é tão ruim assim - ou é? Ao estabelecer a comunicação procure manter o contato visual e prestar atenção ao que a outra pessoa insere na conversa.
4. Aprenda a receber e fazer elogios
Comece uma conversa com elogios simples do tipo “Que roupa bonita você está usando” ou “Você é uma vendedora muito atenciosa”. Poucos resistem a um bom elogio. Aprenda também a receber elogios, evitando justificativas do tipo “Imagine, é apenas impressão sua” ou “Você diz isso só porque é meu amigo”.
5. Pare de esperar o pior
Pensamentos negativos somente atraem conseqüências negativas, e fazem com que o tímido já entre derrotado em todas as situações. Procure policiar os pensamentos “pré-situação”, durante a situação e “pós-situação”, e tente lembrar-se das vezes em que esperou o pior e “não foi tão ruim assim”. Coloque pequenos desafios e teste os resultados comparando-os com a expectativa anterior. Se necessário, faça anotações para que possa compará-las com calma mais tarde.
6. Seja menos perfeccionista
Pare de esperar que suas piadas sejam “super-engraçadas”, suas colocações geniais e sua presença seja marcante. Pessoas que se levam muito a sério correm maior risco de “cair do cavalo”. Ofereça o pacote “as is” para as pessoas que o conhecem, ou seja, você com as qualidades e defeitos que lhe são peculiares. Assim fará amizades mais autênticas e não precisará fazer força para “parecer o que não é”.
7. Aprenda a ser rejeitado
Não dá para agradar a todos, ninguém jamais conseguiu esta proeza. Procure trabalhar este medo exagerado de rejeição. Assim como você reserva-se o direito de escolher com que anda, permita que os outros também o façam. Pegue um lápis e um papel e anote quantas vezes foi rejeitado e quantas foi aceito, na amizade ou no amor, e perceba que haverá um certo equilíbrio, contrariando suas crenças.
8. Encontre seu próprio estilo
Muitos tímidos tentam basear-se em modelos para melhorar o seu jeito de ser. Invariavelmente esta técnica não funciona. Não conseguimos “vestir uma roupa” que foi desenhada para outro sujeito. Procure explorar suas qualidades, desenvolvendo um estilo próprio que certamente atrairá a atenção das pessoas. Se suas piadas não têm graça, assuma este fato e explore esta “qualidade”. A maioria dos habitantes deste planeta prefere mil vezes uma pessoa autêntica do que um batalhão de pessoas falsas e sem conteúdo.
9. Coloque a atenção no mundo externo
Tímidos são autocentrados e acreditam que o mundo todo está atento às suas peripécias. Esquecem-se, no entanto, que os outros estão mais preocupados consigo mesmos do que com o seu jeito de falar ou andar. Procure prestar atenção a tudo que o rodeia, quebrando esta característica e desenvolvendo sua capacidade de interação com o meio. Aprimore seus sentidos, escute com atenção, enxergue com os olhos de uma águia, desfrute os sabores e sinta os odores em cada esquina. Desta forma, não haverá espaço para elucubrações e pensamentos negativos que o impediriam de atuar positivamente em relação aos outros.
10. Desidealize as pessoas que o inibem
John Lennon dizia sabiamente que “na hora de fazer necessidades, todos os homens são iguais”. Se alguém gera muita insegurança em você, tente “desidealizá-la”, enxergando os seus erros com o mesmo rigor que geralmente interpreta os seus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário